baner

sábado, 2 de agosto de 2008

AUTO CONHECIMENTO E PROFISSÃO

Durante o intervalo dos cursos arrumando minhas pastas e gavetas, organizando meus projetos, localizei alguns convites de formaturas.
Pensei... quando começar um novo curso,concluiremos novos objetivos .
Cada novo curso é como uma nova estação, renova-se as esperanças de novos frutos.
Para quem conclui o curso, começa a temporada de busca do primeiro emprego. Jovens, começam a maratona de envio de currículos aos pretensos postos de trabalho e aguardam a sua chamada.
Baseados nos dados estatísticos sei que conseguirão, mas que alguns se destacarão!!!!! Alguns enveredarão por funções e empregos que não são, necessariamente, compatíveis com seu perfil.
No entanto, quero falar do tão sonhado sucesso profissional que, na maioria das vezes, está atrelado ao bom desempenho da profissão e acredito, cada vez mais que para tal sucesso, existe um fator fundamental - o autoconhecimento.
De acordo com o consultor organizacional, César Souza, autor do livro “Você é o Líder da sua Vida”, e precisa dominar competências que o façam tornar-se o diferencial para sua empresa. Sentir-se parte de algo nobre, ou seja, muito além da simples troca do trabalho pela remuneração.
Portanto, não se molde aos estilos apresentados pelo mercado e mantenha uma marca individual. O autoconhecimento do seu estilo pessoal é a chave do sucesso, não fique tentando ser o que não é e copiando o estilo dos outros.
Mas, voltemos aos nossos formandos, agora já graduados.
O que lhes será exigido?
Qual de fato será seu diferencial? Formação técnica? Quantos a terão? Diploma legal? O que caberá, então, a quem conclui o curso?
Dizem os especialistas em mercado de trabalho que deverão buscar o diferencial. Diferencial para um mercado que se modifica na imensa velocidade com que são geradas novas informações. O que fazer? Como dar conta de tantas exigências rapidamente modificadas?
Daí a minha proposta. Sem desconsiderar as exigências reais de mercado, comece pelo conhecimento de si. Associe à sua capacidade técnica, à sua competência atualizada, ao seu diploma, o empenho constante e disciplinado no autoconhecimento.
Busque meios para descobrir, de fato como você é, qual sua singularidade e suas reais possibilidades.
Acredite que o seu sucesso começará, sem dúvida. O resto virá por acréscimo.

Magda Rossmann

Nenhum comentário: