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terça-feira, 17 de março de 2009

QUAL A PRINCIPAL FUNÇÃO DO ENEM ?


Segundo nosso ministro da Educação , Paulo Renato Souza
“O objetivo principal do ENEM é avaliar o quanto os jovens egressos do ensino médio estão preparados para o exercício da cidadania e para os passos futuros de suas vidas”
Os resultados obtidos são usados como critério para o ingresso no ensino superior, embora seu uso não seja exclusivamente para este acesso. Na verdade o que se pretende é avaliar se os jovens advindos do ensino médio estão realmente preparados para o ingresso no mercado de trabalho, uma universidade, curso profissionalizante, enfim participar como cidadão.
Através do ENEM podemos aferir se a Educação básica, ao final do seu ciclo, cumpriu a sua fundamental missão dentro de nossa sociedade que é a capacidade de pensar, raciocinar, criticar e aprender. Mostra por exemplo, se os jovens dominam linguagens, entendem fenômenos naturais e sociais, soluciona problemas, constrói argumentos e sabe aplicar os conhecimentos.
O ENEM segue rigorosamente parâmetros adotados pelas nações do primeiro mundo, o que significa dizer que o jovem que consegue um bom desempenho está tão preparado quanto um jovem europeu ou americano para o futuro.
Atualmente o MEC utiliza os resultados do exame para a seleção dos alunos atendidos pelo PROUNI.
Muito interessante também é a analise sobre o perfil dos participantes do ENEM que indicaram que cerca de 60% dos pais desses jovens sequer concluíram o ensino fundamental e mais da metade se auto declaram negros ou pardos, o que pode indicar um fenômeno sociologicamente relevante, na medida em que talvez estejamos diante de uma perspectiva de mudança de um quadro que é perverso quanto a baixa escolaridade então vista por este prisma, o maior mérito do ENEM pode estar naquilo que ele pode tornar-se_ um mecanismo de mudança social.
Revista Pátio

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