As falhas na
comunicação
Por todos os cantos, vemos as pessoas alegarem que os
problemas nas empresas são causados pelas falhas de comunicação ou pela falta
dela. Se o projeto não ficou pronto no prazo, o gerente logo afirma que houve
um desencontro nas informações, ou seja, problema de comunicação. Se o
funcionário recentemente contratado vai reclamar ao RH que seu salário não é
aquele que foi combinado na entrevista, o gestor desse departamento alegará que
o novo empregado não entendeu bem as condições, ou melhor, teve dificuldade na
comunicação.
Parece que ficou provado que a culpa é sempre dessa tal
comunicação.
Mas, afinal de contas, quem ou o que é comunicação?
Antes de qualquer coisa, o mais importante de tudo é termos
em mente que a comunicação não é uma entidade com vida própria que sobrevive
alimentando-se da sabotagem nos relacionamentos pessoais e profissionais. Assim
como as empresas, a comunicação é feita pelas pessoas. Portanto, a comunicação
ineficaz ou falha ocorre por nossas limitações quando nos comunicamos.
Comunicação vem da palavra latina comunicare, que significa
compartilhar, tornar comum. Para o ser humano, a comunicação é como os
sentimentos, pensamentos, as idéias, emoções são compartilhadas e, assim, como
ele se relaciona com o outro. Através da comunicação, o homem perpetua sua
história, dá exemplos através de suas experiências, convence o outro, negocia,
comercializa, enfim, sobrevive. Além disso, a comunicação é necessária por ser
a maneira como interagimos com os outros, afinal, nascemos para viver em
sociedade.
Retornando ao aspecto profissional e aos desastres
atribuídos à comunicação mal realizada nas empresas, não são apenas as
habilidades de falar e escrever bem e o hábito de leitura que garantem a boa
comunicação. Na verdade, quando agregamos o conceito de comportamento, temos a
Comunicação Comportamental, um processo dinâmico que determina a qualidade dos
relacionamentos profissionais.
Assim, a linguagem corporal, a habilidade de escutar o outro
com atenção, o relacionamento com pessoas difíceis, marketing pessoal,
autoconhecimento e motivação são os pilares da Comunicação Comportamental.
Por exemplo, um profissional de Vendas que não atinge suas
metas pode não ter desenvolvido sua habilidade de escutar o cliente com
atenção, e todos sabemos que o cliente quer suas necessidades conhecidas, ou
seja, que alguém o escute. Um profissional responsável por um departamento e
por uma equipe pode acreditar que, retendo informações, terá salvaguardado seu
poder. Um atendente que reage grosseiramente diante da reclamação de um cliente
deve achar que a queixa tem fundo pessoal, desconhecendo princípios básicos de
lidar com conflitos.
Poderíamos seguir infinitamente com exemplos de comunicação
defeituosa, mas nosso ponto aqui é mostrar que o desenvolvimento das
habilidades profissionais de comunicação comportamental é feito nas pessoas.
Como conseqüência, as falhas diminuirão consideravelmente e a tal da
comunicação deixará de ser acusada sem fundamentos.
Apesar de nosso enfoque ser o âmbito profissional, todo esse desenvolvimento é também aplicado com sucesso na vida pessoal.
Apesar de nosso enfoque ser o âmbito profissional, todo esse desenvolvimento é também aplicado com sucesso na vida pessoal.
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