O
que uma empresa espera de seus colaboradores?
Várias são as qualidades que uma empresa espera de um
colaborador nos dias de hoje: iniciativa, desempenho, resultados, bom
relacionamento, criatividade, etc. Atuando há 14 anos em treinamento e
desenvolvimento, tive a oportunidade de conhecer centenas de empresas nacionais
e multinacionais. O que pude perceber é que a grande maioria dessas empresas
observa como principal atributo de um profissional, o comprometimento.
Um profissional comprometido tem iniciativa e senso de
responsabilidade. Quando ele realiza alguma tarefa não faz por fazer, pois
sempre está um passo à frente, busca crescer, não espera ser cobrado para
mostrar os resultados e tampouco fica parado à espera que as oportunidades
caiam do céu. É um profissional que trabalha como se fosse dono do negócio,
pois se dedica a melhorar constantemente.
Realmente, todas as grandes características de um
profissional de sucesso resumem-se em comprometimento. É isso que qualquer
organização espera de seus colaboradores. A partir do momento que um
profissional escolhe fazer parte de uma empresa, deve estar consciente de seu
papel e de suas obrigações, independente do cargo.
Mas, uma empresa precisa fazer a sua parte para ter em sua equipe profissionais
verdadeiramente comprometidos. Proporcionar um ambiente agradável para o
trabalho, possibilitando condições para que as pessoas dêem o melhor de si, é
de fundamental importância.
Hoje em dia, o trabalho não pode ser visto apenas como meio
de sobrevivência, as pessoas querem alcançar auto-realização no que fazem. Os
colaboradores já estão percebendo, também, a necessidade de atuarem para um
propósito maior, ou seja, o trabalho deve contribuir para algo significativo.
Neste caso, o papel dos líderes deve ser o de envolver as pessoas em uma causa
maior, visando dar outro sentido para o trabalho. Ninguém se compromete
verdadeiramente em atividades que não tenham um forte significado, um propósito
relevante.
Para que as empresas contem com profissionais comprometidos,
o trabalho deve ser no mínimo estimulante. Para isso é preciso valorizar as
pessoas, fazendo com que elas sintam que são importantes para a organização. Um
colaborador torna-se mais engajado numa empresa que oferece um espaço para que
ele cresça, onde possa inovar e assumir riscos. Outro aspecto é a remuneração,
pois quando é inadequada, gera insatisfação, podendo influenciar negativamente
o comprometimento de um colaborador. De outra forma, um bom plano de cargos e
salários pode ser um fator que contribuirá para que os colaboradores enxerguem
novas perspectivas dentro da organização, e, com isso, continuem engajados no
trabalho.
Realmente, o comprometimento é uma via de mão dupla, a
empresa deve se comprometer com seus colaboradores e os colaboradores
comprometidos com a organização. Se todos estiverem conscientes sobre isso, com
certeza haverá um casamento sólido, onde todos reconhecem que o sucesso só
existe com comprometimento de todas as partes envolvidas. E você, que nota de 0
a 10 atribui para o seu comprometimento no trabalho?
Por Cersi
Machado para o RH.com.br
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