Inteligência
emocional no trabalho, por que ela é tão importante?
Você sabe qual a importância de desenvolver a sua
inteligência emocional? Porque é através dela que você irá conquistar o
sucesso com mais facilidade e consistência. E para quem deseja desenvolver
uma boa liderança, também é preciso desenvolver a inteligência emocional.
Um profissional calmo, com firmeza na hora de avaliar uma
situação, que tem resiliência e que sabe gerenciar imprevistos tem muito mais
chances de alcançar o sucesso que um profissional estressado e impulsivo.
Inteligência emocional é saber compreender e gerenciar suas
próprias emoções e também das pessoas a sua volta. Saber gerir as próprias
emoções é muito importante para qualquer profissional, pois assim saberá o que
realmente está sentindo, será capaz de entender o significado de cada emoção e
como elas podem afetar o seu desempenho e também de outros. Além disso,
facilitará a percepção do comportamento de cada pessoa da sua equipe ou com as
quais se relaciona.
Hoje a inteligência emocional acabou se tornando uma
condição indispensável para o planejamento de atividades empresariais no que se
refere à liderança, gestão e organização. Desenvolver Inteligência emocional
pode trazer mudanças radicais para o ambiente de trabalho, as relações
interpessoais entre profissionais formam um fator prioritário à conquista da
excelência em todas as áreas.
Dicas para desenvolver
a inteligência emocional
Conheça suas emoções
Preste mais atenção em suas emoções e nos comportamentos
gerados por elas, tenha consciência de que elas existem e procure analisar como
esses comportamentos afetam você e também quem está a sua volta.
Tenha controle de
suas emoções
Também é preciso estar no controle, pois só você é
responsável por suas emoções e estando atento a elas é possível ter domínio
sobre suas respostas e decisões, podendo também manter um estado de espírito
otimista e sereno.
Quando você tem controle sobre suas emoções, você passa a
ter mais confiança em si mesmo e também na sua equipe, por saber como
transferir esse comportamento a eles, dando mais oportunidade para que se saiam
bem, mesmo em situações de crise.
Tenha empatia
Também é preciso ter empatia, pois esta é fruto de uma alta inteligência
emocional.Estabelece-se um nível mais alto de comunicação quando você passa a
enxergar com os olhos dos outros, quando você literalmente se coloca no lugar
do outro e passa a sentir as mesmas emoções. É dessa forma que você vai
proporcionar um melhor entendimento e uma liderança natural.
Seja um bom motivador
Seja um bom motivador, mas para isso é preciso primeiramente
saber se automotivar, ou seja, trazer soluções em curto espaço de tempo ou ter
a satisfação de conquistar todas as suas metas em longo prazo. Quando você
consegue se automotivar, é capaz de motivar outras pessoas.
Quanto mais você aprimora sua inteligência emocional mais
seguro e confortável para resolução de problemas você se sentirá. Com maior
autocontrole e empatia o profissional não precisará mais medir suas palavras e
pesar suas decisões diante de cada situação.
E lembre-se sempre de se lembrar de tratar a todos com
respeito, esse é um sinal aparente de alta inteligência emocional. Isso também
demonstra que você não está somente preocupado com o próprio sucesso, mas que
também tem prazer em ajudar os outros, com respeito às suas limitações e
sabendo como valorizar seus pontos fortes. Lembre-se, você recebe aquilo que
dá.
Ter inteligência emocional é ter um elevado conhecimento de
si mesmo, capaz de fazer se sentir bem e viver a vida com muito mais facilidade
e entusiasmo. Qualquer pessoa pode desenvolver a inteligência emocional. Uma
boa sugestão é através do curso de Coaching.
Construir uma forte inteligência emocional traz impacto não
só sobre a sua vida, mas também sobre a vida das pessoas ao seu redor.
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