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quarta-feira, 27 de maio de 2015

Inteligência emocional no trabalho, por que ela é tão importante?


Você sabe qual a importância de desenvolver a sua inteligência emocional? Porque é através dela que você irá conquistar o sucesso com mais facilidade e consistência. E para quem deseja desenvolver uma boa liderança, também é preciso desenvolver a inteligência emocional.
Um profissional calmo, com firmeza na hora de avaliar uma situação, que tem resiliência e que sabe gerenciar imprevistos tem muito mais chances de alcançar o sucesso que um profissional estressado e impulsivo.
Inteligência emocional é saber compreender e gerenciar suas próprias emoções e também das pessoas a sua volta. Saber gerir as próprias emoções é muito importante para qualquer profissional, pois assim saberá o que realmente está sentindo, será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu desempenho e também de outros. Além disso, facilitará a percepção do comportamento de cada pessoa da sua equipe ou com as quais se relaciona.
Hoje a inteligência emocional acabou se tornando uma condição indispensável para o planejamento de atividades empresariais no que se refere à liderança, gestão e organização. Desenvolver Inteligência emocional pode trazer mudanças radicais para o ambiente de trabalho, as relações interpessoais entre profissionais formam um fator prioritário à conquista da excelência em todas as áreas.

Dicas para desenvolver a inteligência emocional


Conheça suas emoções

Preste mais atenção em suas emoções e nos comportamentos gerados por elas, tenha consciência de que elas existem e procure analisar como esses comportamentos afetam você e também quem está a sua volta.

Tenha controle de suas emoções

Também é preciso estar no controle, pois só você é responsável por suas emoções e estando atento a elas é possível ter domínio sobre suas respostas e decisões, podendo também manter um estado de espírito otimista e sereno.
Quando você tem controle sobre suas emoções, você passa a ter mais confiança em si mesmo e também na sua equipe, por saber como transferir esse comportamento a eles, dando mais oportunidade para que se saiam bem, mesmo em situações de crise.

Tenha empatia

Também é preciso ter empatia, pois esta é fruto de uma alta inteligência emocional.Estabelece-se um nível mais alto de comunicação quando você passa a enxergar com os olhos dos outros, quando você literalmente se coloca no lugar do outro e passa a sentir as mesmas emoções. É dessa forma que você vai proporcionar um melhor entendimento e uma liderança natural.

Seja um bom motivador

Seja um bom motivador, mas para isso é preciso primeiramente saber se automotivar, ou seja, trazer soluções em curto espaço de tempo ou ter a satisfação de conquistar todas as suas metas em longo prazo. Quando você consegue se automotivar, é capaz de motivar outras pessoas.
Quanto mais você aprimora sua inteligência emocional mais seguro e confortável para resolução de problemas você se sentirá. Com maior autocontrole e empatia o profissional não precisará mais medir suas palavras e pesar suas decisões diante de cada situação.
E lembre-se sempre de se lembrar de tratar a todos com respeito, esse é um sinal aparente de alta inteligência emocional. Isso também demonstra que você não está somente preocupado com o próprio sucesso, mas que também tem prazer em ajudar os outros, com respeito às suas limitações e sabendo como valorizar seus pontos fortes. Lembre-se, você recebe aquilo que dá.
Ter inteligência emocional é ter um elevado conhecimento de si mesmo, capaz de fazer se sentir bem e viver a vida com muito mais facilidade e entusiasmo. Qualquer pessoa pode desenvolver a inteligência emocional. Uma boa sugestão é através do curso de Coaching.

Construir uma forte inteligência emocional traz impacto não só sobre a sua vida, mas também sobre a vida das pessoas ao seu redor.

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